quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Formação Continuada de Professores de Matemática


Encerramento na SEMEC em 18 de dzembro de 2009


O GESTAR II é um programa de formação continuada para professores que procura garantir a qualidade do processo de ensino aprendizagem por meio de ações e estratégias de estudo individual e coletivo objetivando a melhoria da prática educativa.
Nosso município fez a adesão nesse programa pela Secretaria Municipal de Educação que sensibilizou os professores a participarem e deu total apoio na realização das oficinas coletivas e de todo processo.


Encontro de Formação dos Formadores no CQP em maio de 2009

A turma de Matemática contou com dez professores cursistas que se empenharam na realização das atividades sugeridas pelos TP’s e AA’s. Cada encontro foi muito proveitoso, pois era sempre um momento de troca de experiências e discussão do material em estudo.


Encontro na E. M. Carvalho Neto

Como parte da avaliação do programa os cursistas elaboraram projetos de ensino e executaram os mesmo em suas escolas. Foi um sucesso cada projeto desenvolvido, traziam uma matemática contextualizada, dinâmica e prazerosa. Os alunos em cada atividade sentiram-se desafiados a pensarem e a criarem. Essa foi a proposta do GESTAR: fazer com que o aluno vivenciasse um novo modo de aprender Matemática a partir de situações do mundo real.


Apresentação do Projeto dos Professores Gilvam e Samuel na E.M. Carvalho Neto




Alunos da EJA em Pedra Mole/SE



Alunos apresentando o Projeto executado com a Professora Karina na E. M. C. F. Guerra

O nosso curso teve encerramento dia 18/12/09, mas cada professor levou consigo o propósito de dar continuidade em sua sala de aula a essa nova forma de estudar/aprender Matemática. Ficou claro que para aprender o aluno deve ser instigado, pois a curiosidade do seu mundo social o leva á aprendizagens significativas.


Ana Angélica Santos -Formadora de Matemática do Município de Simão Dias/SE

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

RESGATANDO A CULTURA LOCAL-Povoado Pau de Colher


Professores, alunos e direção da Escola M. Pedro José de Oliveira pesquisaram na comunidade as manifestações culturais que ocorrem e que ocorreram, atendendo aos objetivos propostos pela legislação e pela escola para trabalhar a história e cultura afro-brasileira nas escolas.
Com as pesquisas encontraram relatos muito interessantes sobre o Samba de Coco a exemplo da entrevista que iremos apresentar com o morador e praticante, Sr. José, em 24/09/2009 ele disse que: o Samba de Coco sempre aconteceu na comunidade em despalha de Milho e Taipa de casa, formando-se um “batalhão” de homens e mulheres, ao final da tarefa reuniam-se os grupos e realizava a “roda”, nesse momento da entrevista ele fez uma demonstração de como era dançada e cantada.


A empolgação do Sr. José com as memórias culturais do povoado contagiou educadores e alunos da citada escola, de modo que todos trabalharam para formar uma roda com o samba de coco.
E o Grupo de Samba de Coco formado pelos alunos da instituição de ensino, estreou na apresentação do Projeto de Ensino: O Homem Sergipano – história, cultura e identidade, na escola no dia 25/11 e já está com agenda para apresentação na escola do povoado Jacaré.
Toda comunidade escolar ficou muito satisfeita com o trabalho realizado pelos alunos sob a orientação dos professores.
E todos que fazem a escola agradecem a disponibilidade de Sr. José de ensiná-los a cantar e dançar as letras, que muito emociona a todos os trabalhadores e familiares e que muito colaborou com o ensino e aprendizagem dos nosssos alunos.

Relato apresentado pela Professora Maria Gonçalves, moradora do povoado e educadora apaixonada pelo que faz.



terça-feira, 1 de dezembro de 2009

I Movimento Municipal de luta contra AIDS foi sucesso!

As escolas da Rede municipal e estadual de ensino em parceria com as Secretarias de Educação e Cultura e Secretaria de Saúde organizaram o evento com o objetivo de mostrar a sociedade o quanto se faz necessário a prevenção e a cosncientização dos perigos e dos preconceitos que ainda existem com relação a AIDS e as doenças sexualmente transmissíveis. Durante o evento foram realizadas apresentações teatrais, paródias, plafetagem e passeata pelas ruas da cidade.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Curiosidades sobre a Camisinha


Você sabia?

Uma lenda grega conta a história de uma vesícula de cabra que teria sido usada como camisinha pelo Rei de Creta Minos;


Gravuras e desenhos do Antigo Egito ( 1350 a.C. a 1200 a.C.) já mostravam homens com um envoltório no pênis, provavelmente feito de tripas de animais, muito semelhante à camisinha atual. Os antigos romanos também conheciam o método.


Uma das primeiras referências seguras vem do anatomista italiano Grabriel Fallopius, professor da Universidade de Pádua, publicada em 1564. Ele recomendava um saquinho feito de linho e amarrado com um laço, provavelmente utilizado para evitar doenças venéreas, e não como anticoncepcional. Segundo seus relatos, a invenção foi testada em 1.100 homens e nenhum ficou infectado. Fallopius também testou uma camisinha que deveria ser colocada dentro da uretra do homem, mas não foi bem sucedido.

Dia Mundial de Luta contra a AIDS

O Dia Mundial de Luta contra a AIDS, 1º de dezembro, foi instituído em 1988 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma data simbólica de conscientização para todos os povos sobre a pandemia de AIDS. As atividades desenvolvidas nesse dia visam divulgar mensagens de esperança, solidariedade, prevenção e incentivar novos compromissos com essa luta.

1º Movimento de Luta contra a AIDS

As Secretarias Municipais de Educação e Cultura e da Saúde, promovem juntas o 1º Movimento de Luta contra a AIDS que acontecerá no dia 01/12/2009, a partir das 7:00 h da manhã. O local de concentração será na Praça Barão de Santa Rosa e o percurso nas várias ruas da cidade.

Junte-se a nós na Luta contra a AIDS!

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Dicas para controlar ou evitar o STRESS - Parte I

Controle o seu Stress com as dicas:
1- Assista ao nascer do sol pelo menos uma ou duas vezes ao ano;
2- Cante no chuveiro;
3- Seja o primeiro a dizer "olá";
4- Aceite sempre uma mão estendida;
5- Use sua inteligência para agradar e não para abusar;
6- Ande de bicilceta;
7- Assobie uma canção;
8- Dance coladinho uma música lenta;
9- Dê uma boa caminhada meia hora por dia;
10- Sorria muito. Não custa nada e nem tem preço;
11- Tenha uma vida sexual ativa;
12- Encare problemas como desafios;
até a proxíma edição!




!

Prova Brasil nas Escolas municipais

A Secretaria Muncipal de Educação e Cultura informa que 13 escolas da nossa rede municipal de ensino participará da Prova Brasil. Esperamos bons resultados para melhorarmos o nosso IBED. Boa Sorte pra os nossos alunos!

Formação Continuada CEEL

Professores que se inscreveram no Curso de Produção de Texto pelo CEEL aguardem mais um pouco, pois o material ainda não chegou.

SUPERVISÃO NAS ESCOLAS

ATENÇÃO! A SUPERVISORA DO SE LIGA E ACELERA ESTÁ NAS ESCOLAS.

Sergipe Alfabetizado

A coordenadora do Programa Sergipe Alfabetizado convida a população pra a culminância do Projeto Resgatando a Nossa Cultura, que sera realizada no BNB no dia 10 de Dezembro de 2009 a partir das 9:00 horas.

GESTAR II

Os professores de Língua Portuguesa e Matemática estão concluindo o Curso de Formação Continuada GESTAR II, encontram-se na fase de elaboração e execução dos projetos de Ensino. As professoras Sueli e Karina Mangueira da Escola Municipal Maria Rabelo Barreto trabalharam o Projeto de Jogos de Salão que foi um sucesso de aprendizagem entre os alunos. Aguardem os próximos!

EDUCAÇÃO INFANTIL

Aguardem!

Novidades na Educação Infantil da rede municipal de Simão Dias.

Programa Se Liga e Acelera

Em breve notícias sobre o Programa de Correção de Fluxo no município de Simão Dias - Se Liga e Acelera nas Escolas Municipais.

CONVITE

No dia 26 de novembro de 2009 a Secretaria Municipal de Educação estará promovendo a culminância do Projeto de Estudo do Meio "O Homem Sergipano" História, Cultura e Identidade, que será realizado no Colégio Estadual Milton Dortas com a participação de todas as escolas municipais.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Plataforma Freire


O Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica é resultado da ação conjunta do Ministério da Educação (MEC), de Instituições Públicas de Educação Superior (IPES) e das Secretarias de Educação dos Estados e Municípios, no âmbito do PDE - Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação – que estabeleceu no país um novo regime de colaboração da União com os estados e municípios, respeitando a de autonomia dos entes federados.A partir de 2007, com a adesão ao Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, os estados e municípios elaboraram seus respectivos Planos de Ações Articuladas, onde puderam refletir suas necessidades e aspirações, em termos de ações, demandas, prioridades e metodologias, visando assegurar a formação exigida na LDB para todos os professores que atuam na educação básica.

Os Planejamentos Estratégicos foram aprimorados com o Decreto 6.755, de janeiro de 2009, que instituiu a Política Nacional de Formação dos Profissionais do Magistério da Educação Básica, com a finalidade de organizar, em regime de colaboração da União com os estados, Distrito Federal e municípios, a formação inicial e continuada desses profissionais.


O Plano Nacional de Formação é destinado aos professores em exercício das escolas públicas estaduais e municipais sem formação adequada à LDB, oferecendo cursos superiores públicos, gratuitos e de qualidade, com a oferta cobrindo os municípios de 21 estados da Federação, por meio de 76 Instituições Públicas de Educação Superior, das quais 48 Federais e 28 Estaduais, com a colaboração de 14 universidades comunitárias.


Por meio deste Plano, o docente sem formação adequada poderá se graduar nos cursos de 1ª Licenciatura, com carga horária de 2.800 horas mais 400 horas de estágio para professores sem graduação, de 2ª Licenciatura, com carga horária de 800 a 1.200 horas para professores que atuam fora da área de formação, e de Formação Pedagógica, para bacharéis sem licenciatura. Todas as licenciaturas das áreas de conhecimento da educação básica serão ministradas no Plano, com cursos gratuitos para professores em exercício das escolas públicas, nas modalidades presencial e a distância. O professor fará sua inscrição nos cursos por meio de um sistema desenvolvido pelo MEC denominado Plataforma Paulo Freire, onde também terá seu currículo cadastrado e atualizado. A partir da pré-inscrição dos professores e da oferta de formação pelas IES públicas, as secretarias estaduais e municipais de educação terão na Plataforma Freire um instrumento de planejamento estratégico capaz de adequar a oferta das IES públicas à demanda dos professores e às necessidades reais das escolas de suas redes. A partir desse planejamento estratégico, as pré-inscrições são submetidas pelas secretarias estaduais e municipais às IES públicas, que procederão à inscrição dos professores nos cursos oferecidos.