quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

RESGATANDO A CULTURA LOCAL-Povoado Pau de Colher


Professores, alunos e direção da Escola M. Pedro José de Oliveira pesquisaram na comunidade as manifestações culturais que ocorrem e que ocorreram, atendendo aos objetivos propostos pela legislação e pela escola para trabalhar a história e cultura afro-brasileira nas escolas.
Com as pesquisas encontraram relatos muito interessantes sobre o Samba de Coco a exemplo da entrevista que iremos apresentar com o morador e praticante, Sr. José, em 24/09/2009 ele disse que: o Samba de Coco sempre aconteceu na comunidade em despalha de Milho e Taipa de casa, formando-se um “batalhão” de homens e mulheres, ao final da tarefa reuniam-se os grupos e realizava a “roda”, nesse momento da entrevista ele fez uma demonstração de como era dançada e cantada.


A empolgação do Sr. José com as memórias culturais do povoado contagiou educadores e alunos da citada escola, de modo que todos trabalharam para formar uma roda com o samba de coco.
E o Grupo de Samba de Coco formado pelos alunos da instituição de ensino, estreou na apresentação do Projeto de Ensino: O Homem Sergipano – história, cultura e identidade, na escola no dia 25/11 e já está com agenda para apresentação na escola do povoado Jacaré.
Toda comunidade escolar ficou muito satisfeita com o trabalho realizado pelos alunos sob a orientação dos professores.
E todos que fazem a escola agradecem a disponibilidade de Sr. José de ensiná-los a cantar e dançar as letras, que muito emociona a todos os trabalhadores e familiares e que muito colaborou com o ensino e aprendizagem dos nosssos alunos.

Relato apresentado pela Professora Maria Gonçalves, moradora do povoado e educadora apaixonada pelo que faz.



Nenhum comentário:

Postar um comentário