quarta-feira, 30 de março de 2011

A Escola Municipal Barão de Santa Rosa: Unida Contra a Dengue

Nesta terça-feira dia 29/03/11 pela manhã, a Escola Municipal “Barão de Santa Rosa", realizou uma passeata pela comunidade, Mata do Peru, conversando com os moradores, distribuindo informativos e coletando vasilhas e/ou objetos que acumulam água das chuvas. 

E à tarde recebeu o Agente de Endemia José e o Agente da Brigada Sergipe Contra a Dengue, Cristiano que proferiram palestra de sensibilização sobre os perigos da Dengue e as responsabilidades de todos no combate a proliferação do mosquito transmissor, Aedes aegypti.
Além de realizar linda apresentação de paródias construídas pelos/as os/as alunos/as da 4ª série, orientados/as pela professora Jal.




Maria Dias de Carvalho
Diretora da Unidade

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Projeto de Ensino: Negros, Parte de Nossa Identidade

Escola Municipal Pedro Domingos de Santana
Povoado Paracatu de Cima – Simão Dias/SE


Projeto de Ensino: Negros, Parte de Nossa Identidade



O presente projeto foi desenvolvido na escola no ano letivo de 2010, devido a necessidade de desenvolver nas crianças, desde cedo, uma consciência crítica que possibilite ações e atitudes positivas. 
Uma das atividades que mais se destacou durante o ano e nas apresentações foi o “Samba de Coco”, sob a orientação das professoras Joelma dos Santos e Joelma Menezes. A referida apresentação veio resgatar uma prática adormecida na comunidade e também representar uma das danças criadas pelos negros. Foi gratificante o trabalho realizado, pois os alunos se entusiasmaram e não mediram esforços para que o trabalho obtivesse êxito.

Os pais e pessoas participantes  puderam relembrar os tempos em que a dança era atividade presente em suas vidas na comunidade, assim, pais e demais pessoas da comunidade aceitaram o desafio de mostrar a dança do jeito que antes era dançado, incentivando crianças e adolescentes a valorizarem suas raízes culturais. 
Portanto, como todo trabalho realizado, esperamos que a consciência da valorização e do respeito ao ser humano, ultrapasse as fronteiras da violência, do preconceito e do racismo, levando sempre em consideração a necessidade de educar o indivíduo para a convivência saudável no espaço em que está inserido.

Joelma Menezes
Diretora da Escola